E-commerce X Vitrine online: qual é a melhor escolha?

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A pergunta que não quer calar: ter um e-commerce ou não? Eis a questão! Bom, vamos lá! Se você é dono de uma empresa e quer mergulhar de cabeça no mundo digital, com certeza já considerou a possibilidade de abrir as portas da sua loja também para os consumidores virtuais, certo? Mas será que é exatamente assim que as coisas funcionam? Será que é disso mesmo que a sua empresa precisa? Bem, talvez você descubra que não é uma decisão tão simples quanto parece. Ou, pelo menos, abrir um e-commerce pode não ser perfeitamente a melhor opção para expor os seus produtos na web! Quer entender melhor o por quê? Então confira!

Para início de conversa: afinal, o que é um e-commerce? Basicamente, o e-commerce significa começar um negócio para vender produtos por meio da internet. Pode ser traduzido também, simplesmente, como um comércio eletrônico. Entre as vantagens podemos citar:

  1. Um e-commerce ajuda a digitalizar a automatizar dois processos bem básicos: a venda e o atendimento ao cliente, o que diminui as despesas e personaliza o atendimento.

  2. O e-commerce pode abrir caminho para a implantação de outros sistemas automatizados, como é o caso do marketing digital, sistemas de finanças e até mesmo o controle de estoque dos produtos. Isso pode contribuir muito para a organização da empresa.

  3. Um e-commerce é a chance de a loja permanecer aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, ele pode funcionar na conveniência de qualquer lugar onde haja uma boa conexão de internet para ser gerenciado.

  4. Antes de existir a internet, começar um negócio era algo extremamente caro, já que exigia altíssimos investimentos. Atualmente, a possibilidade de abrir um negócio na web com custos reduzidos tem sido um bom caminho para aqueles que não contam com muitos recursos para investir.

Por outro lado, é preciso considerar também que existem alguns desafios quando se trata de e-commerce. O processo de implantação, por exemplo, pode levar algum tempo e ser bastante burocrático, fazendo com que o projeto demore a sair do papel e comece de fato a funcionar.

E a Vitrine online? A vitrine on-line já é um pouco mais diferente. Embora também seja uma forma bem inteligente de expor os seus produtos e serviços para o mercado web, ela tem o objetivo final bastante distinto. A vitrine online é mais um contato virtual do consumidor com os produtos que você vende. Na verdade, ela existe mais para facilitar o processo do negócio como um todo. Para que você tenha uma ideia mais clara, a vitrine online pode servir como um canal para levar o consumidor até a loja física. Isso porque neste tipo de loja virtual não é possível comprar um determinado produto de maneira direta, mas sim conhecer melhor o que há disponível. Entre as suas vantagens da vitrine online podemos citar:

  1. Alta exposição virtual dos produtos disponíveis nas lojas físicas

  2. Permite que o consumidor conheça os produtos 24 horas por dia caso tenha alguma dúvida em relação a eles.

  3. Serve como um canal direto de comunicação entre os clientes e a loja física.

  4. É uma forma de marcar a presença do negócio na web, mesmo que o objetivo final não seja a venda através dos recursos virtuais.

  5. E, principalmente, exige menos burocracia no processo de criação e implantação do website. Mas, como em todo processo, também é preciso considerar que existem desafios. Embora os produtos estejam ali com informações relevantes e acessíveis, eles não podem ser adquiridos no momento exato da visita, o que é o oposto ao que acontece com o e-commerce. Então a dica é... Seja qual for a sua escolha, o mais importante é ter em mente o objetivo final do seu website. Se você vai começar um negócio do zero, sem dúvidas, vale a pena apostar em um e-commerce! No entanto, se você já tem um negócio físico e quer acelerar e desburocratizar o processo, optar pela vitrine virtual pode ser uma boa ideia! Vale lembrar que ambas as opções podem ser levadas para a palma da mão dos consumidores através dos apps. Isso, sem dúvidas, tornará a sua empresa mais conectada com o consumidor e antenada com as novidades do mercado, alavancando assim as suas vendas. Entre em contato com a gente e saiba mais!