Entenda a importância das métricas de um website no Marketing Digital

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Pensar estrategicamente é uma tendência quem vem ganhando cada vez mais espaço na mente dos líderes das empresas. E não é à toa, claro! Organizações que investem em estratégias bem planejadas têm visto resultados bastante positivos. E dentre tantas áreas, talvez a que mais se destaque quando se fala em estratégia é o marketing. Afinal, nada mais inteligente do que utilizar as potencialidades da empresa para trabalhar a comunicação de seus produtos ou serviços no mercado. Mas como é possível fazer com que essas estratégias saiam do papel, sejam colocadas em prática e realmente funcionem? É isso que vamos explicar para você logo a seguir!

Métricas, o que é isso?

Até pouco tempo atrás, tudo o que um profissional de marketing podia contar para realizar um plano de ações eram alguns poucos dados pré-existentes e especulações. Como exemplos podemos citar a definição do perfil do público-alvo e algumas outras estimativas que poderiam ajudar no processo. Entretanto, essa realidade mudou graças à tecnologia. E ainda bem! Hoje em dia existem diversas ferramentas que possibilitam que os planos de ação sejam mais assertivos, pois os dados podem ser obtidos durante a própria realização das campanhas de comunicação. E é aí que entram as métricas! Elas são dados fundamentais dentro da estratégia de marketing. Principalmente de Marketing digital. Afinal de contas, é impossível pensar em comunicação nos dias de hoje sem falar em ambiente virtual. São as métricas que permitem analisar de que forma o público está reagindo à comunicação. Isso ajuda não só a tornar uma marca conhecida, mas também a converter esses visitantes em vendas, se o caso for um e-commerce, por exemplo. Além do mais, as métricas de marketing digital também ajudam a compreender melhor o comportamento do consumidor. Por meio delas, é possível entender questões como:

• A relevância dos anúncios que estão sendo exibidos para o usuário • A eficiência de botões de CTA (call to action), ajudando assim na elevação da taxa de conversão de vendas • O tipo de linguagem e as abordagens que geram mais resultados para o público • O direcionamento do conteúdo oferecido • Os locais onde o público se encontra e o caminho que ele faz até chegar ao website da empresa

E em que mais as métricas podem ajudar?

  1. Comparar o desempenho de campanhas No caso de websites, por exemplo, os dados podem ser gerados de maneira contínua e instantânea. Com isso, é possível realizar comparações entre métricas de diferentes intervalos de tempo. Com essas comparações fica bem mais fácil saber os locais que merecem receber mais atenção e recursos para garantir melhores resultados e conversões.

  2. Reduzir erros Dados exatos ajudam a reduzir drasticamente a margem de erros de qualquer projeto. E quando se fala em Marketing Digital e websites isso definitivamente não é diferente. As métricas fazem com que seja possível decidir com mais segurança as ferramentas ideais para trabalhar a divulgação do negócio, como Google Adwords ou Facebook Ads, por exemplo. Isso evita o desperdício de investimentos que não gerariam resultado algum.

  3. Adequar planos estratégicos Este, sem dúvidas, é um dos quesitos mais importantes. Como os dados de métricas são capturados praticamente em tempo real, é possível adequar as estratégias com o passar do tempo e de acordo com o interesse de cada público. E aí? Percebeu como as métricas são fundamentais para o dia a dia de planejamento da exposição de uma empresa na web? Então conheça o novo painel da Indev, um jeito inteligente, prático e rápido de acessar todos os dados do fluxo de usuários do seu website! Com o novo painel da Indev é possível visualizar de forma simples os horários de maior acesso do seu website, as páginas com maior acesso, as cidades e também a origem do tráfego (como o usuário chegou até o site). Saiba mais sobre o painel da Indev!

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